segunda-feira, dezembro 16, 2013

A Primeira Tarde Portuguesa



- Batalha de São Mamede, Acácio Lino, pintura mural (Sala Acácio Lino do Palácio de S.Bento), 1922
Os “adoradores da Luz” comemoram a 24 de Junho o seu esplendor, por ser este o dia maior do ano. Por isso escolhiam esta data para a prática dos grandes actos acreditando terem a protecção cósmica garantida ao assim procederem. Não há ciência certa que justifique a razão porque Afonso Henriques resolveu, no Campo da Atraca, em Guimarães, dar batalha às tropas de Fernão Peres de Trava nesse dia 24 de Junho de 1128, ano em que, no concílio de Troyes, se confirma a Regra que Bernardo de Claraval redigiu para os Templários. O que se sabe é que nessa tarde gloriosa de 24 de Junho de 1128, Afonso Henriques e outros cavaleiros, traçaram a golpe de espada a Independência de Portugal, como tão bem interpretou na tela o pintor amarantino, Acácio Lino.


Palestra de Jorge Angelino no ciclo Trajectória da Identidade Portuguesa integrado nas comemorações do 1º de Dezembro do Projecto "1 do 12 ao Vivo" da SHIP, no dia 26 de Novembro 2013, no salão nobre do Palácio da Independência, em Lisboa. 



Os horóscopos de todos os países, rectificados por Jorge Angelino, encontram-se em http://satva.blogspot.pt/

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce
Deus quis que a terra fosse toda uma, 

Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!


FERNANDO PESSOA

Capela do Senhor da Pedra em Miramar
Que outro país, para além do nosso querido Portugal, ergue uma Capela dentro do mar, constrói uma lenda, e a venera há mais de 400 anos? http://asenhoradomonte.com/2013/03/26/2137/

No norte do Portugal bem juntinho ao mar, ergue-se uma capelinha que tem tanto de belo como de intrigante, visto tratar-se de um templo religioso rodeado de histórias e lendas que se perdem no tempo… A Capela do Senhor da Pedra em Miramar, no local onde existiu um templo pagão do qual foram encontrados vestígios arqueológicos, foi construída no século XVII, em cima de um rochedo mesmo junto ao mar, local onde se crê que um Santo tenha feito um milagre. No interior salienta-se a presença de três retábulos no estilo rococó.

Não se sabe bem ao certo a razão pela qual a capela foi construída naquele sítio, mas o que é certo é que o tempo passa, as tradições vão-se cumprindo por altura da romaria anual, e o Senhor da Pedra continua a proteger e a abençoar a pequena capela da fúria do mar há pelo menos 400 anos.

A festa dedicada ao Senhor da Pedra, merece um destaque especial, tanto pelo local em que decorre, como pela grande devoção de que terá sido alvo no passado. O local da festa é a capela, de planta hexagonal erguida sobre um rochedo batido pelo mar na praia de Miramar. A capela que lá está agora data mais ou menos da época do rei D. João V, mas o local em que ela se ergue foi objecto de remotas crenças pagãs. Antes da capela actual, é de admitir que outros templos, pagãos e cristãos, tenham existido naquele rochedo. Só o próprio facto de uma capela se erguer num local tão junto ao mar, sem que seja destruída por este nos dias de maior temporal, já parece um milagre. Não admira, por isso, que ela seja o centro de um fervoroso culto.

A importância que a romaria ao Senhor da Pedra teve no passado é testemunhada pela existência, num raio de muitos quilómetros em redor, de cantigas de romaria que lhe são dedicadas. Há cantigas ao Senhor da Pedra em localidades como Cinfães e Paredes, entre muitas outras. Quer isto dizer, portanto, que acorriam às festas do Senhor da Pedra muitos romeiros vindos de muito longe, que formavam ranchos e rusgas e iam a pé pela estrada fora, cantando, dançando e tocando bombos, ferrinhos, cavaquinhos, concertinas, rabecas e violas etc. Para alem das tradições associadas a esta capela, somos atraídos pelo fascínio que o mar nos transmite e pelas historias dos pescadores, que não se cansam e com razão de dizer que o mar lhes dá tudo, mas que de vez em quando também lhes vem reclamar uma ou outra vida, sem que por isso deixem de o amar, como quem ama um filho…São os amores eternos aos quais estamos destinados a dar de corpo e alma a nossa bênção de uma forma incondicional…
Capela do Senhor da Pedra, V.N. de Gaia.
Foto de Norte de Portugal, terra mágica.


PORTUGAL  
Horóscopo Rectificado 

PORTUGAL - Horóscopo Tropical 


PORTUGAL - Horóscopo Sideral 


PORTUGAL - Horóscopo Sideral 

D1: não há planetas em dusthanas (casas maléficas), o que é excelente.

D2: mais planetas na Hora da Lua tendem a tornar o nativo mais sensível, carinhoso, cuidadoso, impressionável, e delicado; mas em excesso, podem torná-lo dependente, passivo, desmotivado, excessivamente emotivo, sentimental, ou hipersensível.

Havendo mais planetas na divisão da Lua, o nativo tem mais confiança em influências sociais, família e passado. Não tendo planetas suficientes na divisão do Sol, torna o nativo incapaz de ganhar reconhecimento pelo que faz.


The Astrology of the Seers, David Frawley, pag 191

MAPAS DIVISIONAIS

D1 Signos:
As 6 Su 3 Mo 2 Ma 6 Me 3 Ju 7 Ve 2 Sa 6 Ra 2 Ke 8

D2 Signos:
As 5 Su 4 Mo 4 Ma 4 Me 4 Ju 5 Ve 4 Sa 5 Ra 4 Ke 4

D3 Signos: 
As 2 Su 11 Mo 2 Ma 6 Me 11 Ju 7 Ve 6 Sa 2 Ra 10 Ke 4

D4 Signos:
As 3 Su 12 Mo 2 Ma 9 Me 12 Ju 10 Ve 5 Sa 3 Ra 8 Ke 2

D5 Signos:
As 6 Su 3 Mo 6 Ma 3 Me 3 Ju 8 Ve 7 Sa 6 Ra 9 Ke 3

D6 Signos:
As 12 Su 6 Mo 7 Ma 8 Me 6 Ju 2 Ve 9 Sa 12 Ra 11 Ke 11

D7 Signos:
As 6 Su 9 Mo 8 Ma 1 Me 9 Ju 8 Ve 10 Sa 6 Ra 12 Ke 6

D8 Signos:
As 12 Su 12 Mo 9 Ma 7 Me 12 Ju 3 Ve 12 Sa 11 Ra 2 Ke 2

D9 Signos:
As 6 Su 3 Mo 10 Ma 12 Me 3 Ju 9 Ve 1 Sa 5 Ra 4 Ke 10

D10 Signos:
As 11 Su 12 Mo 11 Ma 4 Me 12 Ju 9 Ve 1 Sa 10 Ra 4 Ke 10

D11 Signos:
As 7 Su 5 Mo 12 Ma 2 Me 4 Ju 3 Ve 9 Sa 8 Ra 6 Ke 12

D12 Signos:
As 5 Su 1 Mo 3 Ma 9 Me 1 Ju 10 Ve 6 Sa 4 Ra 10 Ke 4

Vimshottari Dasha

Vimshottari Dasha (continuação)

Nota 1:
As datas de início de períodos planetários anteriores a 15 de Outubro de 1582 são as datas equivalentes no calendário gregoriano. Por exemplo, 24 de Junho de 1128 no calendário juliano equivale a 1 de Julho de 1128 no calendário gregoriano.

O calendário de Júlio César atribuía ao ano a duração de 365 dias e 6 horas, as quais, ao fim de 4 anos, formavam um dia que se intercalava a seguir a 24 de Fevereiro que era o 6º das calendas de Março, repetindo-se esse dia, ou seja, repetia-se o 6º das calendas: ficava um bissexto mas este não era exactamente o tempo do curso do sol. O calendário medieval estava baseado na Bíblia e nos concílios e dificilmente se consideraria que precisasse de ser melhorado. Por isso durante 4 séculos se pensou fazer a necessária reforma, que foi sucessivamente adiada, até que ela se tornou uma realidade. A correcção foi feita pelo matemático Lílio, e consistiu em avançar 10 dias a seguir ao dia 4 de Outubro de 1582, contando-se o dia seguinte como dia 15, e contando como anos bissextos os seculares apenas de 400 em 400 anos: depois da reforma o primeiro ano secular bissexto foi 1600 e o segundo o de 2000. A reforma de Gregório XIII foi publicada pela bula "Inter gravissimas" de 24 de Fevereiro de 1582, e dirige-se à Igreja e sua estrutura, ao Imperador Rodolfo, do Império Germânico, e a todos os chefes de Estado cristãos, ou seja, o papa no plano espiritual é a autoridade suprema, e no plano temporal é o rei, mas o papa pode pedir ao rei a aceitação de uma decisão sua, e o rei intervir na organização da Igreja, por exemplo, na nomeação dos bispos. A demora na execução da reforma não se deveu a atraso científico, mas à ponderação das suas consequências na unidade dos cristãos. Como resultado directo que era do Concílio de Trento, o calendário gregoriano provocou uma fractura imediata: os países católicos aceitaram o novo calendário no mesmo ano, o que não aconteceu nos países das diferentes confissões cristãs. Os cantões protestantes da Suiça foram dos mais irredutíveis, e só a ponderação de que a não aceitação do novo calendário os afastava das grandes correntes económicas da Europa e dificultava o comércio e as comunicações fez com que pouco a pouco esses cantões, comunas e outros estados reformados o aceitassem, já em pleno séc. XIX. A Rússia em 1918 e finalmente a Turquia em 1927 aderiram ao calendário vigente.

A lei foi publicada em Lisboa a 20 de Setembro de 1582.


Nota 2:
Devido à precessão dos equinócios, a data do retorno solar de Portugal é actualmente por volta do dia 13 de Julho. Em 2013, foi às 08:09:33h desse dia.

Nota 3:  
O Vimshottari Dasha é o sistema de períodos planetários mais utilizado no Jyotish, podendo ser aplicado em qualquer caso. Ele segue uma ordem natural de períodos, cada um com um número específico de anos, que se repetem da seguinte forma, de 120 em 120 anos:

Ketu(7)-Vénus(20)-Sol(6)-Lua(10)-Marte(7)-Rahu(18)-Júpiter(16)-Saturno(19)-Mercúrio(17)

Porém, sendo baseado nas Nakshatras (que possuem a mesma ordem de regências planetárias), a ordem do Vimshottari vai depender da posição da Lua natal. Em Portugal, como a Lua ocupa Krittika na constelação de Touro, o Vimshottari começa a partir do Dasha do Sol, pois Krittika é regida pelo Sol. 

Nota 4:
Rahu/Ketu Directos

Nota 5:
Sua Ave: Pavão
Seus Amigos: Abutre e Galo
Seus Inimigos: Mocho e Corvo

Nota 6:
Kedaara Yoga:  Se os sete planetas (excluindo Rahu e Ketu) ocupam exactamente 4 signos distintos entre si, forma-se este yoga. Quem tiver este yoga é agricultor. É feliz, abastado e ajuda os outros. Kedaara significa um campo.

Nota 7:
Data equivalente para comparação de biorritmos: 30/11/1884

Nota 8:
Padas e respectivos Doshas onde caem os Planetas e o Grau Ascendente:
Asc - Vata
Sol - Kapha
Lua - Kapha
Ma - Vata
Me - Kapha
Ju - Kapha
Ve - Vata
Sa - Pitta
Rh - Kapha
Kt - Kapha

Nota 9:
Elemento dominante 
Tatwa: Appu Avahora (água)

Dia: Domingo, Sol nasceu às 04h 32m 22s 

Nota 10:
Análise segundo H.R.Seshadri Iyer
Tithi: Krishna Ekadashi (Sagitário e Peixes são Signos Zero)
Ponto Yoga:
Sol:      02-27-02
Lua:     01-03-03
  (+):    03-03-20
--------------------------
Ponto Yoga: 07-03-25, cai em Anuradha, na Casa 3

Yogi: Saturno
AviYogi: Lua
DuplicateYogi: Marte

Sol em Gémeos com Lua em Touro

O nativo é inteligente (espirituoso), brilhante e firme (estável). A combinação do seu signo solar com o seu signo lunar torna-o amigável, sociável (gregário) e popular entre os seus amigos. Nenhuma outra combinação do Zodíaco é mais agradável (conveniente) do que esta. Ele forma ligações duradouras com as pessoas devido à sua natureza calorosa, agradável, calma e composta (serena). O nativo é aceite e bem quisto pelos seus amigos, porque é extrovertido, tranquilo (de temperamento equilibrado), sereno, tolerante e simpático. A sua inteligência (esperteza) e capacidade de compreensão são admiradas por todos.
Ele é perspicaz, realista, prudente (sábio), rápido, sensato, racional e objectivo. As suas qualidades positivas irão ajudá-lo a realizar os seus vastos (extensos) sonhos. As suas habilidades de comunicação e de sensibilização (consciencialização) geral são convincentes o suficiente para atrair o interesse das pessoas à sua volta. A sua personalidade poderosa, motivadora e persuasiva pode impressionar e influenciar qualquer um e ajudá-lo a realizar até mesmo a mais difícil das tarefas, com muita facilidade.
O nativo é terra a terra e humilde. Não acredita em show-off. As pessoas ficam maravilhadas com a sua humildade e as suas realizações na vida. Ele tem uma excepcional visão de negócios e capacidade de tomar decisões rápidas e sensatas. A sua natureza focalizada e intencional acentua a força da sua mente. No entanto, esta não é uma personalidade de Gémeos típica.
O nativo raramente explode ou é enganado devido à sua consciência e natureza perceptiva. Ele é brilhante e um duro concorrente para a maioria, mas não faz show-off nem se gaba das suas habilidades. O nativo é atencioso e não perturba os outros. Não os faz sentirem-se inferiores a si. Ele pode conviver com qualquer pessoa.           

TATWAS DO MOMENTO DE NASCIMENTO

H.R.Seshadri Iyer, em New Techniques of Prediction, diz o seguinte:
"No decurso da criação universal, Brahma (o deus criador) segue um determinado princípio. Os homens, as mulheres, os animais e as plantas são criados por ele em momentos específicos de um dia, dependendo dos tatwas (elementos) do momento." 

Após devidamente rectificada a sua hora de nascimento, verificamos que Portugal nasceu em Avahora (personalidade mais calma e introvertida) Appu (água) tatwa – sendo que as características gerais de nativos de Appu são as seguintes:

Appu tatwa: Os regentes deste tatwa são a Lua e Vénus. Representa imaginação, boa capacidade de pensar, desfrutar a vida, jeito para as artes, pesquisa em áreas científicas particularmente relacionadas com pesquisas em áreas médicas. Os nascidos neste tatwa, apesar de terem as qualidades acima citadas, ficam por vezes cansados e querem descansar, sendo a ociosidade uma qualidade. Geralmente activos, especialistas em diferentes campos, podem adaptar-se a qualquer situação e agir em conformidade, têm respeito por si mesmos e compaixão, são discretos, constroem castelos no ar sendo preguiçosos, podem tornar-se muito activos quando fazem coisas práticas, realizam os trabalhos com determinação, apesar de não terem força natural fazem o seu trabalho. Quando a Lua é forte, tornam-se especialistas políticos.

SIMBOLISMO DO GRAU ASCENDENTE

Manik Chand Jain, no seu livro, The Stars and Your Future, pag.100, indica as seguintes características para os nativos com o ascendente de 27º 58´ 26´´ na constelação de Virgem, no Zodíaco sideral:

28º- regido por Saturno: GRAU DO TRABALHO
Símbolo: Um grupo de estivadores a carregar uma embarcação com produtos.

Indica alguém que trabalha no duro e que nega a si mesmo demasiadas coisas. É encarregado de missões delicadas e de comissões satisfatórias. O trabalho é para ele uma oração, e nunca reclama das suas exigências.

O QUE É O PANCHANGA?

Segundo Komilla Sutton, no seu livro Personal Panchanga and the Five Sources of Light, "o panchanga (panch, cinco e anga, membro) é uma combinação de 5 factores: Dina – dia solar; Nakshatra – mansão lunar; Tithi – dia lunar; Karana – meio dia lunar; e Nitya Yoga – a relação diária entre o Sol e a Lua.
Dina significa dia: Dina é um dia solar que começa ao nascer do sol e acaba quando nasce o sol no dia seguinte.
Nakshatra significa uma estrela em sânscrito: Uma estrela é um ponto de luz cósmica. Um nakshatra é quão longe a Lua viaja num dia
Tithi é um dia lunar: A partir da sua conjunção na Lua nova, o Sol e a Lua afastam-se um do outro 12º por dia. Esta separação de 12º é conhecida como tithi. Um mês lunar tem 30 tithis. Cada tithi é ligeiramente mais curto do que um dia solar. Um ano lunar tem 48 semanas.
Karana é meio tithi: Karana deriva da palavra Kar, que significa fazer. Karana significa fazer, realizar, produzir e criar.
Nitya significa diariamente e yoga significa uma união ou junção: O yoga do panchanga é diferente dos yogas formados pelos planetas. O yoga é o ângulo diário que é formado entre o Sol e a Lua.
Dina tem a ver com o Sol e Nakshatra, com a Lua; os outros três componentes do panchanga mostram a ligação entre os dois luminares.
Panchanga dá a qualidade de luz com que interpretamos os mapas natais, e a sua força é decidida pela condição dos luminares nas cinco fontes, tal como descrevemos. Se ele for forte, então é fácil entendermos a mensagem que o nosso mapa natal nos dá. Se for fraco, ele cria sombras e nós não somos capazes de compreender o que o mapa nos diz. Um panchanga forte ilumina e aponta tudo o que necessitamos para lidar com a vida, enquanto que um panchanga turvo torna impossível ver sequer os pontos bons do mapa natal. Sem a percepção do panchanga, podemos ficar às apalpadelas no escuro incapazes de tirar o melhor dos nossos mapas natais. Cada membro do panchanga vale por si mesmo, mas a forma como todos os membros se inter-relacionam uns com os outros dá-nos o quadro final.

O Sol, a Lua e o Panchanga
As posições natais do Sol e da Lua são muito importantes. Os outros planetas apoiam a interacção dos luminares. A qualidade do Sol e da Lua num mapa natal vista através do rashi (signo), das conjunções e dos aspectos irá ter impacto nas qualidades expressas pelo panchanga. Se eles forem fracos, apesar do panchanga prometer imenso, ele não irá dar ao seu melhor nível. Isto acontece quando as qualidades negativas do panchanga se enraízam. Do mesmo modo, um panchanga muito negativo pode ser melhorado se os luminares estiverem com dignidade e fortes no mapa natal. Se um deles estiver forte e o outro fraco, isso dará efeitos mais neutros. Deve-se dar ênfase especial à Lua, uma vez que a mente tanto pode melhorar como piorar a vida que a alma deseje alcançar nesta encarnação. Muitas disciplinas espirituais se podem adoptar para fortalecer a mente, já que uma mente forte e boa é responsável por melhorar a qualidade de vida ou não. Podem-se realizar remédios astrais para minimizar um panchanga negativo.

O Mapa Natal e o Panchanga
Considere a relação entre o mapa natal e o panchanga desta forma: o panchanga como se fosse a localização e o mapa natal como se fosse uma casa a ser construída. Se a localização estiver errada, a melhor e mais cara das casas aí não será tão valiosa, ao passo que se a localização estiver correcta mesmo uma casa mais fraca pode sempre ser melhorada."
  
PANCHANGA E MAPA ASTRAL DE PORTUGAL

Dia de nascimento: Domingo
Regente – Sol, prakriti é pitta, guna sattva
Estes nativos são corajosos, fortes, firmes, generosos, magnânimos, energéticos, brilhantes, leais, estáveis e visionários. São populares e têm muitos amigos mas podem ser solitários. Se o Sol estiver fraco no horóscopo, isso pode torná-los rígidos, arrogantes, agressivos e dominadores. Como o Sol é o regente de agni e representa a energia geral e também rege o dia, a sua fraqueza ou força pode criar um impacto duplo - o fraco torna-se mais fraco e o forte torna-se mais forte. Os que tiverem o Sol fraco (caso de Portugal) devem usar medidas reparadoras para fortalecer o Sol e devem seguir o caminho do Ayurveda, o yoga e a alimentação adequada para revigorar o físico e o mental. A sua prakriti (natureza) é de fogo, têm óptima saúde. O guna sattva dá-lhes uma atitude idealista.


Hora de nascimento: Sol
Quando nascem nesta Hora, os nativos querem ser fortes e poderosos. Ela ajuda os nativos a encontrar o seu próprio lugar no mundo. Eles vão actuar regiamente com energia, força, coragem e uma natureza solar. Os nascidos nesta Hora aspiram a posições de poder.

Nakshatra de nascimento: Krittika
A divindade regente é Agni, o fogo sagrado, e representa o fogo da mente, as chamas da aspiração, o brilho do intelecto. Agni simboliza as sete chamas, que permitem que os sete níveis de consciência funcionem. O agni de Krittika é puro e não deixa resíduo. Agni é o mensageiro dos deuses e, se entendido correctamente, confere a habilidade de se conectar com as forças superiores. Mas Agni também tem fome de experiência e pode ficar fora de controlo, caso um indivíduo esteja apenas preocupado em realizar os seus desejos. Em seguida, o fogo fica cada vez maior à medida que devora tudo o que o alimenta, e ainda quer mais. Agni permanece então sempre sedento de experiências materiais e pode perder as suas conexões mais elevadas.

Tithi de nascimento: Krishna Ekadashi
Ekadashi, o 11º tithi, pertence a Kubera, que é o deus da riqueza e da manifestação do grande elemento Vayu, o vento. Kubera é também conhecido por Dhanapati. Indica que quando os indivíduos resolvem preservar aquilo que criam conseguem ainda criar mais pois a sua energia é usada adequadamente. De outro modo, podem ficar agitados e ter um comportamento destrutivo.
Ekadashi mostra a capacidade de utilizar a energia de forma correcta. Estes nativos conseguem transformar o destrutivo em construtivo. Vayu lida com a comunicação, a mobilidade, as viagens e o sentido do tacto. Os nascidos em Ekadashi são bons comunicadores. Não conseguem ser controlados mas podem aprender a aproveitar a sua energia para maior riqueza e prosperidade. É-lhes natural fazer dinheiro e criar uma verdadeira riqueza. São nativos artísticos, polivalentes, felizes, religiosos, piedosos, puritanos, focalizados, honestos, abastados, bons a fazer negócio e a poupar, e seguem o caminho correcto. Caso contrário, se desperdiçarem a sua energia ou não souberem como fazer melhor uso dela, podem ser destrutivos, demasiado focados em fazer dinheiro, muito extravagantes e indecisos.


Karana de nascimento: Bava
Bava significa forte. Ele é regido pelo Sol e aspira ao sucesso e ao poder. Estes nativos serão bons líderes, ricos, eruditos, amantes de música e apaixonados. Um Sol fraco ou mal colocado pode trazer falta de confiança, arrogância, pobres qualidades de liderança e uma perpétua necessidade de apoio.

Nitya Yoga de nascimento: Ganda
Ganda significa nó. Representa um nó kármico na natureza do nativo, que necessita de entendimento espiritual para se desfazer. Não é tão grave como o Atiganda yoga, mas dá descontentamento. Cria obstrução no nível psicológico mais subtil e, por vezes, não permite que os nativos se desenvolvam espiritualmente. Este yoga pode estragar a natureza e o carácter se deixarmos que evolua. Temperamento forte, sordidez, decepção e crueldade são alguns dos traços negativos que se podem desenvolver. A ganância material é um dos nós espirituais que ganda precisa desatar. Os nativos ganda fazem melhor em focalizar-se nas suas forças positivas, isto é, em serem amigáveis, gostarem de falar, serem verdadeiros, sérios, fortes, eloquentes e sortudos. Devem sentir-se abençoados por aquilo que realizam em vez de se sentirem infelizes pelo que não conseguem.

Nascimento em Krishna Paksha – A Fase Minguante da Lua
Os nativos Krishna paksha vivem mais em privado. Interiorizam as suas emoções e acham-nas difíceis de expressar, por isso não lhes é fácil discutir questões que tenham a ver com as suas personalidades. Sentem-se felizes em estados meditativos, mas têm de aprender a dizer aquilo que sentem. Nutrem paixões secretas, são inquietos, zangam-se facilmente e são mais inconstantes do que os nativos na fase crescente da Lua.

Samvatsara (Ano Védico) de nascimento: 42. Kilaka
O nativo nascido no Samvatsara de Kilaka é de beleza média (isto é, nem é muito bonito nem muito feio), fala docemente, tem bom coração, gosta de água, tem pernas muito gordas, uma bela testa, é forte e destruidor dos seus inimigos.

De acordo com Jataka Parijata, a pessoa que nasceu no ano Kilaka irá dedicar-se ao culto divino e será extremamente feliz e valente.


Mês Védico de nascimento: Ashadha 
O nativo será muito rico, compassivo, perpetuamente feliz mas revela aversão para com as outras pessoas.

Ascendente Kanya – A Virgem ou Donzela
Acerca dos nativos com Ascendente Kanya (Virgem), Dennis M. Harness diz o seguinte no seu livro, The Nakshatras, The Lunar Mansions of Vedic Astrology, onde também indica algumas palavras-chave relativas ao respectivo nakshatra onde cai cada um dos três pilares principais do mapa, nomeadamente, o grau do Ascendente, a Lua e o Sol:

Aspectos positivos
Inteligentes, natureza exigente, orientados para o detalhe.
Natureza analítica, bons em matemática e computadores.
Atraentes, vestem-se bem, limpos (limpeza é quase religião).
Comem comida de boa qualidade, interessados em se regenerar/curar a si mesmos.
Podem trabalhar em serviços ligados à alimentação ou em profissões de cura.
Necessitam de imensa variedade no seu trabalho.
Sucesso em negócios e profissões ligadas às comunicações.
Interesse em artes e música, boa educação (Vénus rege Casas 2 e 9).
Natureza delicada, tímidos e ingénuos, signo feminino.
Paixão pela natureza e pelos campos verdes, adoram fazer caminhadas.
Profunda sensualidade atrás de portas fechadas.
Final de vida pacífico, casa espiritual, natureza religiosa.
Natureza vata.


Aspectos negativos
Críticos, sempre a julgar os outros.
Problemas de saúde, digestão e sistema nervoso muito sensíveis.
Problemas conjugais, necessitam de um parceiro espiritual.
Poucos filhos se é que os têm (desafios por Saturno reger as Casas 5 e 6).
Podem ter ansiedade acerca do mundo devido à sua natureza perfeccionista.
Podem ter falta de autoconfiança, não gostam de conflitos.


Ascendente em Chitra:
Forte ego, envolvidos em várias actividades.
Ricos, vivem longe do local de nascimento.
Usam roupas coloridas e jóias.
Natureza expressiva, elegantes.
Desejam libertação espiritual, honestos.


Lua em Krittika:
Aparência brilhante, bem conhecidos.
Natureza pacífica, bons conselheiros.
Propósito forte, determinados.
Inteligentes, mas com uma mente instável.
Dotados para as belas artes.
Vão para longe do local de nascimento.
Apegados à Mãe, problemas com o Pai.
Natureza combativa, às vezes.


Sol em Punarvasu:
Grande capacidade intelectual.
Dotados nas áreas da comunicação.
Sobrecarregados emocionalmente.
Bom status social.


Do livro Secret of Vargas, de Krishna Kumar: Como a Lua natal cai na primeira nona parte do signo (entre os 0º e os 3º 20´), o nativo é de natureza divina, sendo virtuoso, rico, generoso, respeitável, honesto, piedoso, religioso e adorado como uma divindade.

PORTUGAL - Mapa Astral Védico

PORTUGAL - Mapa Astral Védico 

PORTUGAL - Dados do Mapa Astral

PORTUGAL - YOGAS

PORTUGAL - YOGAS

PORTUGAL - FORÇA DOS PLANETAS

PORTUGAL - FORÇA DOS PLANETAS

INDU LAGNA

De acordo com antigos textos de Jyotish, o Indu lagna indica as fontes de riqueza do nativo. Os planetas colocados no Indu lagna, na 11ª, na 2ª, os planetas nas kendras, ou os planetas que aspectam o Indu lagna, são capazes de proporcionar riqueza ao nativo. O Indu lagna calcula-se assim:

1. Determine o regente da Casa 9 a partir do Ascendente.
2. Determine o regente da Casa 9 a partir da Lua.
3. Dê um valor aos regentes acima encontrados, usando os seguintes valores: 30, 16, 6, 8, 10, 12, 1 (começando pelo Sol e até Saturno).
4. Adicione os valores dos regentes das duas Casas 9.
5. Divida o total por 12 e determine o restante do cálculo.
6. Conte o número restante a partir da posição da Lua.

Vejamos Portugal:

1. Vénus rege a Casa 9 a partir do Ascendente.
2. Saturno rege a Casa 9 a partir da Lua.
3. Vénus (12), Saturno (1).
4. 12 + 1 = 13.
5. Dividindo 13 por 12, dá resto 1.
6. Contando 1 a partir da Lua, fica-se na própria casa da Lua.

Portanto o Indu lagna de Portugal é igual a 03º 03´ de Touro. A Lua, Vénus e Rahu estão colocados no Indu lagna, o Sol e Mercúrio estão colocados na Casa 2 a partir do Indu lagna, e Ketu está colocado na Casa 7 (kendra) a partir do Indu lagna. Todos estes planetas, de uma forma ou de outra, podem trazer riqueza a Portugal, o que é bastante bom, visto serem 6 dos 9 possíveis planetas.


http://satva.blogspot.pt/2011/12/indu-lagna.html

Com base no que escreve William R. levacy, em Beneath a Vedic Sky, Komilla Sutton, em The Essentials of Vedic Astrology, e James T. Braha, em Ancient Hindu Astrology for the Modern Western Astrologer, façamos uma breve análise do horóscopo de Portugal:

CASA 1
Virgem – regida por Mercúrio, que também rege a Casa 10
O planeta que rege o signo do Lagna torna-se o planeta mais importante do horóscopo e é conhecido por regente do ascendente. O nativo assume sempre algumas das características do planeta que rege o seu ascendente. A Casa que ele ocupa, os planetas que estão colocados com ele, em que signo ele está, e se é um signo amigável ou não do signo ascendente, que aspectos ele lança e recebe: tudo isto são componentes importantes na avaliação.

Quando o regente do ascendente está no seu signo de exaltação, signo mulatrikona ou próprio signo (caso de Portugal), isso pode dar ao nativo a capacidade de enfrentar a adversidade com vigor.

Na Astrologia Védica, quando dizemos que o nativo é Áries ou Escorpião, queremos dizer que o seu Ascendente é Áries ou Escorpião. Portugal é um nativo Virgem, regido por Mercúrio (o Príncipe, no gabinete planetário), o que faz de cada um de nós, Portugueses, verdadeiros príncipes.

Virgem é um signo prático e materialista. Os Virgens têm muitas vezes aspecto inocente. São de constituição média e clara, com face ampla e olhos tímidos. São trabalhadores bons e bem sucedidos em escritórios ou áreas de negócios, como advogados ou diplomatas, ou em trabalho administrativo. Porém, têm dificuldade de viver à altura dos seus elevados padrões – Virgem busca a perfeição. Júpiter, Marte e Lua são planetas negativos: Marte rege as Casas 3 e 8, ambas maléficas; a Lua rege a Casa 11, e a Casa 11 é sempre negativa. A somar, Júpiter é um planeta benéfico tornado maléfico por reger a Casa 7 (também rege a Casa 4). O Sol rege a negativa Casa 12.

Vénus rege a auspiciosa Casa 9, tornando-o no melhor planeta para os Ascendentes Virgem. Saturno é amigo de Mercúrio, mas num horóscopo com ascendente Virgem, ele rege a difícil Casa 6 e a benéfica Casa 5 e, por isso, é incapaz de dar resultados completamente positivos. Os Virgens não têm realmente nenhum planeta completamente positivo. Esta situação indica que, a nível espiritual, os lagnas Virgem têm algumas questões de fundo a trabalhar durante as suas vidas.

Vénus rege a Casa 2, porém as suas qualidades maraka (de matar) são minoradas por também reger a benéfica Casa 9. Júpiter é também um planeta maraka para os Virgens.


Marte na Casa 1
Palavras-chave: Carácter Guerreiro, Impulsividade
Favorável: Corajoso, com motivação própria, ambicioso, sem medo, aparência jovem, poderoso, alta resistência, melhor em tarefas de curta duração, independente, bem sucedido, resistente ao envelhecimento.
Desfavorável: Combativo, beligerante, ofensivo, agressivo, arrogante, não completa as actividades, impulsivo, falta de autocontrolo, tenta levar as coisas à sua maneira, tem dificuldades nos relacionamentos, acidentes, feridas na cabeça, problemas com dentes e gengivas, dores de cabeça, febres, cortes, inchaços, doenças infecciosas e inflamatórias, elevada constituição pitta.

Marte em Virgem
Palavras-chave: Mente Activa ou Militante
Favorável: Obtém resultados rapidamente, não perde tempo, rápida capacidade de resolver problemas; abordagem militarista, estratégica; sabem como se proteger, habilidades científicas ou analíticas, resistência à doença, autoconfiante, artesão, mecânico, engenheiro, guerreiro, orientação material.
Desfavorável: Mente hiperactiva, pensamento aguerrido, não sabe quando parar, impaciente, endividado, relações combativas e quebradas, exagerado, retém informações, diz coisas que não são, problemas digestivos, acidentes, feridas, cortes, febres, doenças nervosas, doenças transmissíveis e inflamatórias, hérnias, distensões musculares.

Saturno na Casa 1
Palavras-chave: Carácter Focalizado, Restrição
Favorável: A vida melhora à medida que o tempo passa, beneficia-se de trabalhar com horário, prático, prudente, aborda a vida de forma estruturada, estabelece objectivos, assume forte posição, sempre a pensar como melhorar a sua posição, astuto, perspicaz, honra confidências, sólido e inamovível.
Desfavorável: Os anos de juventude são os menos felizes, tem problemas com a ambiguidade, controla os outros para diminuir as variáveis, egoísta, falta de consciência, frustrado, desejos reprimidos, deprimido, isolado, guarda as coisas para si, socialmente inepto ou desajeitado, doenças das articulações, desenvolvimento físico lento, pouca resistência à doença, desequilíbrio vata.

Saturno em Virgem
Palavras-chave: Pensamento Focalizado, Emperrado ou Obsessivo
Favorável: Orientado para áreas de serviço, trabalha melhor sozinho, produtivo, conservador, valores tradicionais, focalizado, mente linear e mecânica, bom em actividades estruturadas, administrador ou analista em saúde, serviço militar, contabilidade, design, trabalho no sector público, monástico, as coisas melhoram depois de alguma experiência ou mais tarde na vida.
Desfavorável: Não gosta da mudança, obsessivo, mente conflituosa, calculista, insensível, mecânico, entende pouco de prazeres e sentimentos, não romântico, descontente, antecipa resultados negativos, não é pessoa de muitos contactos, prisão de ventre, nervos e intestinos estagnados, dores de cabeça, problemas mentais e depressão.

Conjunção de Marte e Saturno
Palavras-chave: Marte = Acção; Saturno = Foco ou Limitação
Favorável: Elevada energia; dá-se bem com imensa actividade e movimento físico; bom em empregos que envolvem agressão, riscos, perigo, coragem, e vigor; resistente à tensão; procurado pela sua energia; a sua franqueza e energia dá-lhes habilidade em levar as pessoas a mostrar resultados.
Desfavorável: Metabolismo elevado, agitado, quer fazer as coisas demasiado depressa; as suas energias não estão alinhadas com o ambiente; muitas vezes magro e tenso – especialmente enquanto jovem; natureza precipitada; não entende lá muito bem as motivações e as necessidades dos seus entes queridos; afasta os outros com a sua intensidade; sente-se só e isolado; exausto e deprimido, por vezes, depois energético.

Regente do Ascendente na Casa 10
Esta é uma casa cardinal e qualquer planeta aqui colocado fica altamente carregado de energia, por isso esta é uma posição muito forte para o regente do ascendente. A Casa 10 indica o karma (acção) nesta vida. A carreira terá grande importância para o nativo, devendo realizá-la na agricultura, governo ou serviço público, ou no campo financeiro. Esta colocação dá fortes qualidades de liderança. O nativo será ambicioso, com grande necessidade de se expressar a si mesmo numa tela muito ampla. Luta pelo sucesso e alcança-o.
Palavras-chave: Trabalha para Si mesmo
Favorável: Independente, auto-suficiente, prefere trabalhar para si mesmo, com iniciativa própria, pró-activo, sucesso na carreira, sentido de propósito de vida ou dharma, obtém uma boa reputação, tem bom carácter e posição na vida, imenso poder pessoal, líder, educado, boas finanças e abundância de bens valiosos.
Desfavorável: Não trabalham bem sob orientação de outros, não se preparam ou não se educam o suficiente para trabalhar para si mesmos, a reputação é prejudicada por algum evento infeliz, quer ser um líder e ser famoso mas não consegue ascender a tanto, a reputação do pai é obscurecida, dificuldades profissionais, pode trabalhar para patrões fracos.

CASA 2
Libra – regida por Vénus, que também rege a Casa 9
Com Libra na Casa 2 há toda a probabilidade do nativo se beneficiar financeiramente a partir dos outros; Vénus também rege a sortuda Casa 9, podendo criar excelentes condições financeiras para o nativo. Terá uma voz agradável, e os outros gostarão de o ouvir. Há uma atracção a bens materiais e a desejar ganhos espirituais através do seu talento.

Júpiter na Casa 2
Palavras-chave: Expansão da Riqueza, Longevidade
Favorável: Próspero, bom em linguagem, confortável, educado, amistoso, obtêm riqueza, gourmet, com humor, bons hábitos de estudo, gosta muito de dar; beneficia-se com a educação, o sistema de justiça, a gestão de dinheiro, as crianças, a filosofia, a alimentação, os metais preciosos, os empreendimentos astutos; tem uma boa família.
Desfavorável: Mal orientado com o dinheiro, gasta antecipadamente dinheiro que ainda está para vir, gasta demais em causas caridosas e espirituais, pobres hábitos de estudo, preguiçoso, inactivo, lento por comer e beber demais, doenças do fígado, invejoso (bilioso); boca, face ou garganta inchadas; doenças da tiróide.

Júpiter em Libra
Palavras-chave: Amor Expandido
Favorável: Imparcial; legal; amor pela arte, música, beleza e luxo; base espiritual e humanitária; culto, educado, reconfortante; ganhos através de negócios, arte e beleza; intuição refinada, competente para liderar.
Desfavorável: Indulgente, tem demasiado tempo de lazer; não realiza as coisas completamente, correctamente ou no devido tempo; problemas legais, confusões românticas, intenções mal entendidas, não se explica como deve ser, fatigado, doenças dos rins, problemas no fígado, desequilíbrios de açúcar no sangue, acumulação de gordura ou de líquidos.

Regente da Casa 2 na Casa 9
Indica riqueza e fortuna da parte do Pai, heranças e ganhos sem fazer qualquer esforço. Esta é a melhor colocação para o regente da Casa 1.
Palavras-chave: Financeiramente Afortunado
Favorável: Financeiramente afortunado; tem sorte; vida familiar e pai prósperos; ganha a vida ocupando-se como professor, advogado, filósofo, educador, guru, padre, juiz, agente de viagens, importação-exportação, cozinheiro-chefe, joalheiro, manipulador de dinheiro, ou a partir de organizações focadas nesses assuntos; o pai ajuda  ̶  especialmente quando é preciso.
Desfavorável: Deprimido acerca do nível pessoal de desenvolvimento espiritual; falta de sorte financeira, problemas de dinheiro no estrangeiro, má comida ou intoxicação alimentar enquanto viaja; as finanças do pai são fracas; falta de educação superior prejudica a capacidade de ganhar dinheiro.

CASA 3
Escorpião – regida por Marte, que também rege a Casa 8
Nunca há qualquer equilíbrio no que respeita a Escorpião – ou é positivo ou é negativo e existe tensão entre as polaridades opostas. A Casa 3 tem a ver com a acção, e a posição do seu regente indica exactamente como a energia Escorpião se irá manifestar. Marte tem aqui o potencial de criar problemas, pois rege a Casa 3 e a Casa 8.

Ketu na Casa 3
Palavras-chave: Determinação sem Limites, Relações Pessoais Confusas
Favorável: Adaptável a quaisquer circunstâncias, audacioso, sempre pronto para aventuras e desafios, perspectiva flexível da vida, rápido a dominar múltiplas actividades, realiza as coisas rapidamente, preferência por expressões artísticas, simulado, vira-casaca, faz amizade com qualquer pessoa.
Desfavorável: Falta de determinação, incoerente, manhoso, tenta fazer coisas demais, pobre a estabelecer as suas expectativas em relação aos outros, problemas com irmãos e vizinhos, desequilíbrio mental, problemas de audição; doenças ou dano no pescoço, ombros, braços ou mãos; doenças respiratórias; problemas de pele.

Ketu Directo na Casa 3
O nativo será espiritual e desapegado de desejos mundanos, tem excelente capacidade de discernimento e tem perspectiva alargada de todas as situações. Será corajoso, bravo, e de personalidade firme e interessante. Pode ter enorme talento em qualquer uma das belas artes ou qualquer área de comunicações. Pode ser excelente na escrita e ser autor de vários livros. O irmão (ou irmã) mais novo a seguir dele será extraordinariamente espiritual ou de tipo asceta. Haverá talento para trabalho de organização e detalhe. O nativo pode também ter uma voz bonita. Os seus esforços são geralmente bem sucedidos e os seus desejos realizam-se.

Ketu em Escorpião 
Palavras-chave: Acções sem Limites ou Caóticas
Favorável: Mente rápida, gosta de tirar as responsabilidades do caminho rapidamente, age rápido, intuitivo, gosta de pesquisar e descobrir mistérios, obtém apoio de fontes imprevistas.
Desfavorável: Vulnerável, hipersensível, irritado, enganador, age de forma agradável e depois ataca, perde o apoio dos outros, apanha doenças difíceis de diagnosticar, apanha doenças inflamatórias súbitas, problemas com a eliminação e a reprodução, erupções cutâneas, acidentes, cirurgias.

Regente da Casa 3 na Casa 1
Indica que o nativo se expressa bem, mas pode ter tendência a agir por impulsos antes de pensar como deve ser. Irmãos mais novos terão também forte influência sobre ele.
Palavras-chave: Autodeterminação
Favorável: Enérgico, aventureiro, corajoso; bem sucedido através dos seus próprios esforços; rápido; benefícios provenientes de actuação, música e arte; capacidades atléticas; persuasivo; hábil em vendas, marketing, promoções, publicidade, escrita; viagens curtas; bom orador ou instrutor em seminários; especialista em comunicações.
Desfavorável: Impaciente; falta de cuidado com a sua saúde; problemas com irmãos mais novos e com vizinho; faz enorme esforço; não sabe como usar um toque suave; tenta muito; mete-se em trabalhos através da escrita ou de outros meios de comunicação; problemas no pescoço, ombros e mãos.

CASA 4
Sagitário – regida por Júpiter, que também rege a Casa 7
Sagitário na Casa 4 indica que as aspirações do nativo são do mais alto nível. Ele produz conhecimento e sabedoria. A aprendizagem é um aspecto importante desta vida. Ele desejará alcançar o impossível, mas pode sentir-se restringido pelos aspectos práticos da vida. (O ascendente Virgem tem de trabalhar no campo material.) Júpiter também rege a Casa 7 e por conseguinte sofre do dosha (contaminação) de um planeta benéfico que rege uma casa cardinal. A menos que Júpiter esteja fortemente colocado, ele pode criar problemas quanto à realização das aspirações do nativo.

Regente da Casa 4 na Casa 2
Indica uma forte ligação à família. Haverá algum ganho ou herança por parte da Mãe – aqui a herança não tem necessariamente que ser apenas em termos de dinheiro – pode ser talento ou sabedoria.
Palavras-chave: Dinheiro por Intermédio da Casa (Território)
Favorável: Boa educação e equilíbrio emocional; boas finanças; ganhos através da educação, do aconselhamento, do sector imobiliário, da agricultura, da jardinagem, do negócio de hotelaria e alojamento, do vestuário, dos veículos, das actividades geológicas, minerais e relacionadas com a terra; benefícios através da Mãe; tem uma boa família; emocionalmente sólido.
Desfavorável: Os desequilíbrios emocionais dificultam aumentar as finanças; problemas na família através da Mãe, gasta demasiado em educação, vestuário, alojamento, e carros; pensa que o dinheiro traz a felicidade; problemas de dinheiro através do sector imobiliário, da terra e da agricultura.

CASA 5
Capricórnio – regida por Saturno, que também rege a Casa 6
Saturno, neste caso, rege a auspiciosa Casa 5 e a difícil Casa 6, por isso pode criar obstáculos no caminho e problemas com os filhos. A expressão de si mesmo tem de estar ligada com o estar ao serviço dos outros. Reconhecer tanto as dificuldades kármicas como as oportunidades ajudará o nativo a realizar este papel duplo.

Regente da Casa 5 na Casa 1
Pode trabalhar criativamente por si mesmo, sem necessitar de ideias ou motivação seja de quem for. Um regente dharma numa casa dharma é auspicioso e dá um destino poderoso. Respeitado ou famoso, inteligente, rico, bem parecido, gentil, majestoso, felicidade por parte dos filhos, boa educação, atinge sabedoria, destinado a continuar o mesmo caminho da vida anterior, realiza boas acções, caridoso. Instruído em escrituras sagradas, mantras e técnicas espirituais.
Palavras-chave: Orientação Intelectual
Favorável: Sucesso em eventos especulativos (tais como mercado de acções); atraído para jogos, desportos, e divertimentos; beneficia das práticas e do conhecimento das Escrituras; romântico; bons filhos; inteligente; beneficia de um começo auspicioso devido ao crédito acumulado a partir de acções anteriores (purva punya).
Desfavorável: Falta de inteligência; procura aliados repugnantes (alguns falam até de forças vitais negativas ou espíritos); problemas com o governo e com os líderes de grandes corporações; problemas de impostos; irresponsável com os romances; tem dificuldade em realizar outras práticas espirituais; problemas com os filhos ou com a procriação; perdas através de especulações; mal sucedido nos desportos, no entretenimento e noutros tipos de jogos.

CASA 6
Aquário – regida por Saturno, que também rege a Casa 5
Aquário aqui debate-se com as necessidades dos outros e genuinamente quer dar-se a sim mesmo ao serviço dos outros. Abandonar o ego e quebrar os laços que restringem é muito importante. Isto pode ser mal interpretado pelas outras pessoas, mas é a principal lição para si; é difícil para si entender por que razão eles não vislumbram a pura alma brilhante no interior. Ao estar consciente deste problema com a imagem, será capaz de ultrapassar o seu dilema. As pernas são o seu ponto fraco.

Regente da Casa 6 na Casa 1
Indica conflito interior. As questões de saúde podem dominar a vida do nativo, e pode parecer como se houvesse sempre um obstáculo no caminho. É importante cuidar da saúde, pois esta colocação indica falta de vitalidade.
Palavras-chave: Defesa de Si Mesmo
Favorável: Boa capacidade de luta; sentido de serviço; habilidade nas áreas da saúde e do crescimento pessoal; protector, guerreiro; envolvido em segurança, protecção e defesa (polícia, forças armadas, bombeiros, artes marciais, sistemas de segurança, etc.); leva a melhor em situações de conflito; habilidades legais; grande vigor e resistência à doença.
Desfavorável: Trabalha demasiado; esforça-se imenso; contrai dívidas; conflituoso, inclinado a assumir coisas; trapaceiro; problemas legais; derrotado; conflitos com tios e tias; susceptível a doenças agudas; cirurgias, acidentes, febres, erupções cutâneas, infecções, alergias, hiperacidez, feridas, fracturas e contusões.

CASA 7
Peixes – regida por Júpiter, que também rege a Casa 4
Indica parceiros amigáveis e que não se importam de seguir as ideias do nativo. Por vezes, os parceiros Peixes são difíceis de entender. Enquanto 12º signo do Zodíaco, há profundezas misteriosas associadas aos parceiros Peixes e pode ser difícil para o nativo estabelecer relação com as suas dimensões superiores. Eles podem ser indecisos e pouco práticos, o que se torna penoso para alguém que é prático.

Regente da Casa 7 na Casa 2
Indica que o parceiro(s) tem grande influência sobre o nativo, e também que ele tem algum tipo de riqueza familiar. 
Palavras-chave: Dinheiro Através de Parcerias
Favorável: O dinheiro vem através de parcerias e da proficiência em acordos comerciais; os parceiros contribuem para a sua riqueza; negócio relacionado com o lidar com dinheiro, a alimentação, a fala, as viagens; realiza dinheiro mostrando aos outros como estar numa parceria bem sucedida; atraente; persuasivo.
Desfavorável: Pode ter mais do que um casamento/parceria ou separações e longos períodos à parte; o parceiro desestabiliza a riqueza acumulada e tem problemas de fala e de alimentação; a felicidade familiar é perturbada; o parceiro não estuda bem; possíveis depressões e negatividade.

CASA 8
Áries – regida por Marte, que também rege a Casa 3
Aqui, Marte rege o signo da acção bem como a casa da longevidade. Isto sugere querer expressar o conhecimento oculto representado pela Casa 8 de forma bastante destemida, na sua procura pela experiência dos mistérios da vida. Sem dúvida, isto irá levar o nativo a áreas que são muito perigosas mentalmente, fisicamente ou emocionalmente.

Regente da Casa 8 na Casa 1
Pode mostrar algum tipo de problemas de saúde. Indica fraqueza na constituição. Também mostra um nativo que prefere uma vida mais em privado e se interessa por política.
Palavras-chave: Mistérios de Si Mesmo
Favorável: Vida longa; orientado para o conhecimento oculto e de como curar; forte intuição; bom pesquisador, investigador, diagnosticador; esotérico; recebe dinheiro a partir de fontes não ganhas, tais como testamentos, donativos, ofertas, etc.; altas realizações espirituais enquanto recluso.
Desfavorável: Apaixonado, ciumento/invejoso, vulnerável; abusador e abusado; problemas de saúde crónicos; fraquezas no sistema reprodutor e de eliminação; cauteloso ou reservado; medo de ser responsabilizado; medroso; sente-se mal apoiado; vive da boa graça dos outros; falta de confortos, hipersensível à dor e à coacção; muito poroso e excessivamente sensível.

CASA 9
Touro – regida por Vénus, que também rege a Casa 2
Isto indica alguém que aspira a conhecimento superior, mas ainda quer realizar um karma materialista – o sucesso financeiro é importante para o nativo. Vénus é o melhor planeta, e onde quer que esteja colocado, irá favorecer as qualidades dessa casa. Vénus rege a Casa 2, da riqueza, e a Casa 9, da boa sorte, por isso, se estiver bem colocado, que é o caso de Portugal, pode contribuir para trazer riqueza.

Lua na Casa 9
Palavras-chave: Plenitude de Sabedoria e Boa Sorte
Favorável: Popular, sucesso público, educado, inteligente; instruído em filosofia e religião; amor a Deus, ao mestre e ao Pai; viagens; professor; vida afortunada; respeita os mais velhos e os mais sábios; idealista, generoso, sucesso em publicações; cheio de devoção, persegue os ideais mais elevados.
Desfavorável: Demasiadas viagens; Educação superior incompleta; inconstante nas suas crenças e filosofias; altos e baixos na sorte; zangas emocionais com o Pai, o guru e/ou as autoridades; problemas na parte inferior das costas e nos quadris; doenças nas pernas; problemas respiratórios.

Lua em Touro
A Lua tem o seu grau de máxima exaltação a 3º Touro, que é o caso de Portugal.
Palavras-chave: Emoções Estáveis
Favorável: Plenitude de vida e amor; popular e calmo, generoso, progressivo; fundamentado, vida expandida, imaginação activa, dá apoio, boa influência sobre os outros, obtém o respeito dos outros, grato, paciente, a riqueza vem ao longo do tempo, conservador, gosta de acumular coisas, atraído por prazeres sensuais e sexuais, vive em ambientes confortáveis, prático, perseverante.
Desfavorável: Tendência a ter demasiado tempo de lazer, preguiçoso; abusa na alimentação, na bebida, nos prazeres e na actividade sexual; ajustam-se demasiado àqueles que ama; demasiado autocontrolo, por vezes; vive na fantasia; inconsistente, teimoso, reaccionário, possessivo, ciumento, excessivamente generoso; problemas na garganta, tiróide, prisão de ventre, indigestão; excesso de peso, especialmente da cintura para baixo.

Vénus na Casa 9
Palavras-chave: Expansão da Riqueza, Longevidade
Favorável: Próspero, bom em linguagem, confortável, educado, amistoso, obtêm riqueza, gourmet, com humor, bons hábitos de estudo, gosta muito de dar; beneficia-se com a educação, o sistema de justiça, a gestão de dinheiro, as crianças, a filosofia, a alimentação, os metais preciosos, os empreendimentos astutos; tem uma boa família.
Desfavorável: Mal orientado com o dinheiro, gasta antecipadamente dinheiro que ainda está para vir, gasta demais em causas caridosas e espirituais, pobres hábitos de estudo, preguiçoso, inactivo, lento por comer e beber demais, doenças do fígado, invejoso (bilioso); boca, face ou garganta inchadas; doenças da tiróide.

Vénus em Touro
Palavras-chave: Amor e Prosperidade Bem Desenvolvidos
Favorável: Atraente, refinado, boas maneiras, educado, uma pessoa agradável; atraído por um estilo de vida elegante e confortável com boa comida, roupa e casa; artístico, procura parcerias e fazer amor; amável, generoso, vive à volta de gente e circunstâncias bem colocadas; honrado e respeitado; boas finanças.
Desfavorável: Busca demasiado lazer, abusa, vive às graças dos outros, letárgico, problemas nas parcerias, espera que o parceiro faça todo o trabalho, problemas de garganta, fleuma, tiróide, desequilíbrio glandular, inchaços.

Rahu na Casa 9
Palavras-chave: Inovações em Conhecimento Superior
Favorável: Pensa em métodos engenhosos, capaz de um pensamento intelectual e espiritual refinado, siddha, subtil, confortável com as realidades intangíveis, assume abordagens incomuns na lei, na educação e na filosofia, educado no estrangeiro, publica conhecimento esotérico, viagens exóticas.
Desfavorável: Desentendimentos com e confusão por parte das autoridades (Pai, guru, patrão, etc.), intrigante, maquinador, litigante, fugitivo, profano, age de forma mais santa do que na realidade são, são mais papistas que o papa, malfeitor, mantém as suas filosofias bizarras privadas em primeiro lugar, doenças do fígado, problemas auditivos, disfunção da articulação sacroilíaca e dos quadris, problemas nas articulações.

Rahu Directo, na Casa 9: 
O nativo será afortunado e capaz de achar soluções para os seus problemas. Será também poderoso e desfrutará de muitos benefícios mundanos. O Pai será forte e bem sucedido. O Pai é uma influência benéfica na sua vida. O nativo pode desfrutar de bastantes viagens de longa distância. Porque Rahu significa desejos mundanos, esta posição não favorece em particular as significações da religião. mas dá uma moral muito elevada. O nativo realizará boas acções.

Rahu em Touro
Palavras-chave: Amor e Riqueza Não Convencionais ou Confusos
Favorável: Mostra capacidades artísticas pouco habituais ou inventivas; gosta de estrangeiros; torna-se um defensor e tem amor pelas pessoas mal colocadas, mal representadas ou negligenciadas no mundo; ama os mal amados; deleita-se a resolver quebra-cabeças ou a assumir desafios.
Desfavorável: Gosta de assumir uma abordagem não convencional; fica iludido com as finanças; pode ter uma atitude adversa ou perversa acerca do amor; as relações amorosas são fora do normal; tendência a intimidade com o seu próprio sexo; dificuldades com os órgãos sexuais; tem doenças dos dentes e da boca; o pescoço e a tiróide podem ser problemáticos; sujeitos a doenças nasais.

Conjunção da Lua e Vénus
Palavras-chave: Lua = Imaginação; Vénus = Beleza
Favorável: Boa imaginação, adora o refinado e confortável, gosta de trazer conforto aos outros ou de enriquecer as suas vidas; as emoções são ricas e orientadas para actividades do "lado direito do cérebro"; sensibilidades artísticas.
Desfavorável: Necessita moderar a sua indulgência relativamente aos prazeres, à extravagância, à opulência, ao comer em demasia, ou à actividade sexual; a rotina ou estruturação é importante.

Conjunção da Lua e Rahu
Palavras-chave: Lua = Emoções; Rahu = Fora do Comum
Favorável: Criatividade fora do comum; capaz de obter estados altamente místicos; processos de pensamento fora do comum.
Desfavorável: Confuso e inseguro, apreensivo, vulnerável; crédulo e deixa-se enganar; a incerteza e falta de confiança em si mesmo leva estes nativos a tornarem-se "pau para toda a obra"; pode tomar álcool, drogas ou imensos suplementos alimentares para se manter equilibrado; desequilíbrios químicos; confusão para a Mãe.

Conjunção de Vénus e Rahu
Palavras-chave: Vénus = Amor; Rahu = Fora do Comum
Favorável: Este nativo é incomparável e talentoso em algum jeito diferente e fora do comum.
Desfavorável: Confusões emocionais, casos amorosos infelizes, engano, desilusão ou desencanto em questões amorosas; actividade sexual sem convencionalismos ou comportamento interdito; problemas nos órgãos reprodutores tais como tumores, problemas na próstata, bloqueio das trompas de Falópio, etc.

Regente da Casa 9 na Casa 9
Planeta na própria casa. Muitas viagens longas, sábio, idealista, realiza boas acções, poderoso destino na vida, tem enorme fé. Esta é uma excelente colocação. Indica fama, sucesso, felicidade por parte dos filhos, riqueza. Extrema boa sorte. O nativo será protegido ao longo de toda a sua vida.
Palavras-chave: Plenitude de Fortuna
Favorável: Mais afortunado do que a maioria; pai próspero; sucesso na educação superior; viagens longas; pode ser agente de viagens, editor, advogado, ou filósofo; o dinheiro vem com facilidade; popular, honrado pela sua sabedoria.
Desfavorável: A sorte excessiva pode levar ao tédio ou a nenhuma tentativa para evoluir muito; pode entrar em algumas dificuldades por forçar a sua sorte; o pai está tão focalizado no crescimento pessoal, ou afastado devido a negócios, que o nativo é negligenciado; o pai pode morrer ou abandonar a família cedo.

CASA 10
Gémeos – regida por Mercúrio, que também rege a Casa 1
Mercúrio rege o nativo e a sua carreira; necessita de carreira que possibilite dar asas ao Mercúrio. Avalia o seu sucesso pessoal baseando-se em quão bem se dá no mundo exterior. A carreira Gémeos envolve actividades intelectuais, escrever, viajar, publicações, autores, actores. A maior parte das vezes, quando Gémeos rege a Casa 10 há probabilidade de mais de uma carreira, mas a constante mudança de direcção pode levar à insatisfação e ao descontentamento. Mercúrio aqui cria Bhadra yoga, que trará sucesso através de excelência intelectual.

Budha Aditya Yoga, o que é?
Quando o Sol e Mercúrio estão no mesmo signo formam uma combinação chamada Budhaditya Yoga. Este é um yoga muito comum, uma vez que Mercúrio nunca está mais do que um signo afastado do Sol. O signo e casa onde ocorre o yoga será importante e indicará habilidades/proficiência nessas áreas. Se Mercúrio estiver combusto (a menos de 8 graus do Sol), será um pouco mais difícil realizar estas habilidades ou talentos. Mas se Mercúrio e o Sol estiverem afastados um do outro menos de meio grau isso dará uma mente brilhante de génio. Isto é de facto um termo astronómico árabe chamado “Cazimi”. Alguns podem pensar que qualquer planeta assim tão perto do Sol possa ficar terrivelmente arruinado pela combustão, mas verifica-se que isto torna esse planeta brilhante nos efeitos e áreas que ele rege. Isto aplica-se a qualquer planeta, não apenas a Mercúrio.

Budha Aditya Yoga na Casa 10
O nativo será famoso em todo o mundo, e abençoado com veículos, confortos materiais e excelentes resultados na área profissional. Estes resultados acontecem se o Sol ou Mercúrio não estiverem debilitados. Este yoga caracteriza-se por conferir virtude, riqueza, descendência e autocontrolo. Os nativos sob a forte influência desta benéfica colocação alcançam grande nome e fama nas suas áreas profissionais e estabelecem novos padrões em virtude de novas invenções, descobertas e ideias.

Sol na Casa 10
Palavras-chave: Acções com Propósito de Vida
Favorável: Focalizado, metódico, intencional, no comando, corajoso; autoridade em negócios, governo ou religião; boa carreira, proeminente, instrumental em fazer as coisas acontecer, boa resistência à doença e à oposição, trabalhador, respeitador, funcionário público, bem informado.
Desfavorável: Impaciente, indeciso, problemas com a Mãe e com a segurança básica, egoísta, problemas com as autoridades, obstruções na carreira, frustrado, falta de capacidade de repelir a oposição, doenças nos joelhos, digestão fraca, problemas nas articulações em geral.

Sol em Gémeos
Palavras-chave: Acção Inteligente
Favorável: Rápido a aprender, boa memória a curto prazo, encantador, educado, discriminatório, bem disposto, pode falar sobre seja o que for, versátil, conservador, científico, atraído por números e por letras, erudito, deseja ganhar conhecimento rapidamente através de livros e de palestras, bom com as mãos; pode indicar gémeos, ou basicamente dois seja do que for – empregos, pais, interesses românticos, etc.
Desfavorável: Não é bom a fechar ou acabar as coisas, tende a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, matreiro, pouco confiável, imitador, tímido, pouco visível, dividido, quebrado, relutante em tomar posição, demasiado mental, nervoso, picuinhas, difícil de se definir seja no que for, doenças nervosas, doenças dos pulmões; problemas nas mãos, nos ombros ou no pescoço.

Mercúrio na Casa 10
Palavras-chave: Ocupações Intelectuais
Favorável: Busca uma carreira do tipo mental, tal como escrever, falar, editar, administrar, aconselhar, engenharia, design, ciência, ensino, etc.; pensativo, judicioso, bem disposto, filosófico, procura entender antes de agir, bom organizador, metódico, ganha por meio da aprendizagem.
Desfavorável: Indeciso, luta por detalhes sem importância, falta de vigor, mentalmente exausto, percebido pelos outros como sendo fraco ou pouco eficaz, carreira instável, enganador, fala demasiado depressa ou quando não é a sua vez, falta de previsão e planeamento correctos, obsessivo, emperrado, doenças nervosas, deprimido, submisso.

Mercúrio em Gémeos
Palavras-chave: Desenvolvida Maneira de Pensar
Favorável: Orientado para actividades mentais, boas habilidades de fala e comunicação, táctico, inteligente, esperto, inventivo, engenhoso, bom argumentador, sensato, impressionável, bom sentido de humor, perspicaz, rápido a aprender; gosta de viajar; habilidades na música, ciência, literatura e computadores; influência dual pode levar a dois seja do que for – Mãe ou Pai, parceiros, filhos, empregos, etc.; boa capacidade de ganhar dinheiro.
Desfavorável: Fala mais do que faz, superficial, especulador, desonesto, inconveniente, argumentativo, não é bom a acabar, o intelecto interfere com boas tomadas de decisão, vacila, move-se demasiado, inquieto, em conflito, pouco confiável, a dualidade prevalece, doenças respiratórias.

Conjunção do Sol e Mercúrio
Palavras-chave: Sol = Actividade; Mercúrio = Análise
Favorável: Chamada Budha Adhitya Yoga. Bem organizado; gosta de medir e analisar; inteligente e perspicaz; frequentemente nas áreas da contabilidade ou gestão de negócios; uma boa mente para o negócio e consegue manter a mente focalizada no orçamento ou plano de pagamentos.
Desfavorável: Administra mal o dinheiro; demasiado esperto e sem escrúpulos; minucioso e complicado.

Regente da Casa 10 na Casa 10
Palavras-chave: Plenitude de Carreira
Favorável: Carreira ao nível de um "rei" ou executivo de topo; altamente respeitado e honrado; torna-se famoso pelo trabalho da sua vida; generoso; pode lidar com grandes projectos e governar grandes grupos de pessoas; politicamente experiente; sucesso em trabalho do governo ou com grandes corporações.
Desfavorável: Pode ficar preso em empregos do governo ou em posições dentro de empresas estabelecidas que, embora seguras, pouco fazem pela criatividade do nativo; pode entrar numa rotina ou ficar demasiado dependente do seu ambiente de trabalho para significado ou estrutura na vida.

CASA 11
Câncer – regida pela Lua
Câncer é regido pela Lua, por isso a habilidade de ganhar por ser variável. Pode ter uma aptidão instintiva de fazer dinheiro, mas isso não o satisfará. Está à procura de uma nova forma de expressar o seu lado espiritual, mas há necessidades materiais que também necessitam ser satisfeitas. A sua vida social depende da Lua ser crescente ou minguante (Portugal é minguante). A Lua crescente será mais social e extrovertida, enquanto que a Lua minguante prefere menos amigos e, por vezes, quer estar sozinha.

Regente da Casa 11 na Casa 9
Isto indica sorte e cria um Dhana (riqueza) yoga específico. Aqueles que têm uma capacidade incrível de ganhar dinheiro e são extremamente ricos costumam ter uma conexão entre a Casa 9 e a Casa 11 –a Casa 9, sendo a décima primeira em relação à Casa 11, aumenta ainda mais a capacidade de ganhar. Este yoga também existe quando tomamos a Lua natal como ascendente secundário, é chamado Labhath-Labham (Regente da 11 na 9), um caso particular do princípio de Bhavat-bhavam, e indica múltiplos lucros.
Palavras-chave: Lucros e Fortuna
Favorável: Grandes lucros e abundante rendimento; o Pai ajuda o nativo de alguma forma significativa; obtém um guru bastante evoluído e feliz; os mestres inspiram o nativo a ser grande e nobre e a continuar a tradição; os amigos são uma grande bênção ao longo da vida; realiza muito dinheiro através de publicações, viagens, filosofia, educação superior, lei e ética.
Desfavorável: O rendimento pode ser dificultado através do excesso de generosidade; despende muito tempo a viajar; um foco excessivo na vida espiritual pode causar perda de oportunidades; o Pai é hostil; problemas com as finanças por parte das autoridades.

CASA 12
Leão – regida pelo Sol
Leão na Casa 12 indica uma necessidade de desistir da sua individualidade, mas ao mesmo tempo, considerações práticas impedem-no de fazer isso. Pode ter pesadas despesas. O Sol, tal como a Lua, não é suposto ter um dosha (aflição) por reger a Casa 12, mas irá criar alguma controvérsia ou algum tipo de questão onde quer que esteja colocado.

Regente da Casa 12 na Casa 10
Pode trazer súbitas mudanças na carreira. O nativo pode lucrar ao lidar com países estrangeiros, mas há um sentimento de estar a sacrificar a sua carreira. Pode também indicar trabalho ligado com hospitais e outro tipo de instituições.
Palavras-chave: Carreira Sem Limites
Favorável: Interesses da carreira centram-se à volta de esforços espirituais, caridosos e humanitários; pode trabalhar para uma destas organizações; pode também trabalhar em clínicas, instituições de reabilitação, ashrams, centros de retiro espiritual, e em países estrangeiros; pode doar dinheiro para trabalhadores espirituais ou religiosos (monges, freiras, etc.)
Desfavorável: A carreira não progride bem; rendimento insuficiente; abandona bons ganhos por uma vida espiritual e esforça-se demasiado; não muito interessado em trabalhar duro para ganhar a vida; salta de um emprego para outro à procura de propósito; sujeito a multas, penalidades e punições.

SIGNIFICAÇÕES DOS PLANETAS E DAS CASAS NA ASTROLOGIA MUNDANA E SUGESTÃO DE REMÉDIOS ASTRAIS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA.

Após termos analisado o horóscopo do nativo Portugal, como se de um indivíduo se tratasse na família das nações, já ficamos com uma ideia geral do potencial geral existente no país e entendemos melhor porque é que os portugueses são como são. As significações favoráveis e desfavoráveis acima indicadas são gerais, mas em relação a Portugal, muitas vezes são as significações desfavoráveis que predominam, como bem sabemos. Isto deve-se ao facto de o Sol, regente da Casa 12, estar exactamente sobre o ponto mais eficaz da Casa 10, afligindo não só esta Casa e os planetas que nela caem (o Sol e Mercúrio, regente do Ascendente e dispositor de Saturno e Marte) como também a Casa 4 (Sagitário/Júpiter). Na Astrologia Védica, estas fraquezas e aflições planetárias podem ser aligeiradas através dos remédios astrais, e o principal remédio que pode ajudar a melhorar todo o potencial do mapa, não só a nível individual como colectivo, é a constituição de um grupo de algumas centenas de praticantes de Meditação Transcendental para que, através da sua prática em grupo, possam gerar coerência na consciência colectiva nacional.

Tal como na Astrologia Ocidental, na Astrologia Mundana Védica, os planetas e as casas astrológicas também têm significações próprias que nos ajudam a entender melhor o tema astral, quer quando analisamos o horóscopo do país, quer quando observamos diariamente os trânsitos dos vários planetas e os períodos planetários em curso, com o intuito de nos prevenir e de prevenir a população em geral, como se fazia no passado, quando os reis e imperadores recorriam aos seus astrólogos para tomar decisões importantes.

Sol: Governante, rei, primeiro-ministro, presidente, ditador, toda a classe dominante, gabinete de ministros, ministros de Estado, o Governo, funcionários superiores do Governo, líderes, juízes, magistrados, força de vontade, locais de culto, chefes religiosos. Doenças como problemas de coração, etc.

Lua: Mulheres, indústria de pesca, navegação, profissão de enfermagem, oceanos, praias, portos, hotéis, bebidas, culturas, opinião pública, doenças como asma, indigestão, insanidade, etc.

Mercúrio: Literatura, comunicação e transporte, comércio, negócio, acordo escrito entre estados / países, telecomunicações, os meios de comunicação de massas (imprensa, rádio, televisão, satélites de comunicação, etc.), indústria editorial, palestras, escritores, juventude, especulação, mercado de acções, etc.

Vénus: prosperidade do povo, número de casamentos, tratados com os países vizinhos, a paz, poesia, música, teatros, diversão, moda, mulheres, glamour, artesanato, modelagem, roupas, adultério, relações sexuais, tanto legítimas como extra-conjugais, impotência, as mulheres jovens, ornamentos, doenças renais, etc.

Marte: Guerra, conflitos, violência, o progresso industrial, acidentes, assassinatos, atentados, mortes não-naturais, actividades criminosas, fogo, luta livre, boxe, aventureiro, invasor, campo de batalha, forças armadas, líderes militares / chefes de topo, armas, munição, a lei marcial, defesa, assassinatos em massa, tragédias em massa, destruição em massa, esfaqueamento, cortes, febre, polícia, carnificina, emergência, rebelião, desportos, estupro/violação, óbitos, bombas, aborto, cirurgiões, engenheiros, doenças epidémicas, terrenos e edifícios na nação, etc.

Júpiter: Religião, filosofia, finanças do departamento da receita nacional, o comércio exterior, o magistratura, a legislação, taxa de natalidade, os banqueiros, corretores, taxas de juros, empréstimos, embaixadores, paz e prosperidade, integridade, virtudes, orações, filantropos, instituições de ensino, escola / faculdade / universidades, livros religiosos, ética, assuntos jurídicos, financiadores, diplomatas, embaixadas, política, tradições culturais e morais, editores, doenças como a diabetes, etc.

Saturno: O povo, a pobreza , a democracia, a classe trabalhadora, guerra, epidemias, saúde pública, mania das massas, fobia das massas, medo das massas, recessão, a riqueza mineral, os agricultores, a indústria siderúrgica, a lei e a ordem, túnel subterrâneo, a miséria das massas, a despesa incontrolável por parte do governo, a perda de prestígio nacional, a escassez de itens / recursos, a morte / demissão de um governante no poder, perigo para o prestígio da nação, calamidades nacionais, como a fome, as inundações, os terramotos, as dificuldades, os impostos pesados, a perda de material e de veículos, os idosos, vingança, pele, couro, diplomatas, desintegração, demissão, os enganadores, carrasco, horrores, ascetismo, falência, zoológico, mártires, prisões, cadáveres, doenças crónicas, locais de horror, paralisia, bairros degradados, humilhação, túmulo, sepultura, etc.

Rahu: Guerra, invasão, violência, assassinato, aventuras, rebelião, revolta, tumultos, espionagem, aprisionamentos, práticas anti-sociais, acidentes súbitos, envenenamento, navegação aérea, divórcio, corrupção, jogos de azar, estrangeiros, exílio, cemitérios, escuridão, epidemias, praga, cancro, renúncia, etc.

Ketu: Guerra, morte no campo de batalha, assassinato, feridas, violência, traidor, Ministério Público, ser levado à justiça, ser preso, engano, envenenamento, fogo, ódio, batota, pecador, imolação de si mesmo, banditismo, obstruções, línguas estrangeiras, ascetas, filósofos, espiritualidade, cancro, lepra, histeria, doença, etc.

Casa 1: Nação como um todo, um corpo político, as condições gerais de um país, as pessoas da nação, a sua atitude, desastres nacionais, o carácter geral do povo da nação, Estado da Administração Interna, objectivos nacionais, novos empreendimentos, saúde pública, condição do gabinete, etc.

Casa 2: Condição financeira da nação, a posição da receita, o orçamento, a prosperidade material, ganhos / perdas gerais, bancos, impostos, taxas de juros, investimentos, preços, jóias, títulos ou valores mobiliários, acções, obrigações, etc.

Casa 3: Tráfego em geral, por terra, mar e ar, instalações de transporte, automóveis, transporte, viagens curtas, via-férrea, comunicações, telefone, correios, notícias, livros, indústria editorial, países vizinhos, emigração, opinião pública, acordos escritos, acidentes, rumores, tratados com outras nações, etc.

Casa 4: Terra pátria, partidos da oposição, a terra, a agricultura, as minas, minerais, edifícios públicos, parque imobiliário, hotéis, condições climáticas, terramotos, deslizamentos de terra, escolas, faculdades e outras instituições de ensino, etc.

Casa 5: Especulações, mercado de acções, bolsa de valores, taxa de natalidade, escândalos, lotaria, fundos políticos, as emoções do povo do país, a indústria do entretenimento, embaixadores, etc.

Casa 6: Serviços públicos, forças armadas, exército, guerra, empréstimos e dívidas do Estado, emprego nacional, instalações médicas, doenças da nação, estado de saúde do povo da nação, greves dos sindicatos, cadeia, prisões, etc.

Casa 7: A guerra, inimigo, accionistas, assuntos internacionais, política externa e de negócios estrangeiros, relação com outros países, acordos, alianças, comércio externo, taxas de casamento e divórcio no país, etc.

Casa 8: Morte de governantes nacionais, de presidentes, de reis, do primeiro-ministro etc., taxa de mortalidade, execuções, legados, perdas da nação, coisas ocultas, minas, novas descobertas, etc.

Casa 9: Supremo Tribunal de Justiça, lei, juízes, direito internacional, advogados, magistrados, professores, pregadores, tratados com as nações estrangeiras, comércio exterior, turismo, imigração, assuntos religiosos, etc.

Casa 10: O rei, a sociedade, o governador de uma província, o primeiro-ministro, o presidente, o chefe do Estado, o Governo, o partido no poder, o governador, o presidente da câmara, etc., pessoas famosas, o parlamento, o status e a honra da nação no mundo, o prestígio nacional, a política, o poder político, os chefes, os objectivos e metas nacionais, etc.

Casa 11: Órgãos legislativos, legislaturas, alianças com países estrangeiros, o tesouro nacional, os ganhos nacionais, os ganhos de comércio, as actividades sociais, os projectos, as cooperativas, etc.

Casa 12: A guerra, as perdas, as pessoas sem-abrigo, as pessoas feridas, hospitais militares, incêndio criminoso, os levantamentos populares, os inimigos secretos, os sequestradores, os inimigos, os tratados secretos, os sindicatos, o crime, os criminosos, o perfil de criminalidade da nação, as falsificações, os serviços secretos, a espionagem, cadeias, prisões, hospitais, instituições de caridade, mosteiros, escravidão, dificuldades, suicídios, problemas inesperados, desgraças, o exílio, a extradição, o reembolso do empréstimo, a pobreza, o escândalo, o luto, a saúde da nação, o contrabando, o submundo, a meditação, a magia, a malícia, a inveja, o desperdício, as despesas, os investimentos, a prostituição, etc.

http://www.mundaneastro.org/?page_id=1358